Feiras do Queijo da Serra da Estrela – às várias gerações dos pastores da Serra da Estrela

Tradicionalmente, desde meados dos anos trinta, as feiras do Queijo Serra da Estrela são realizadas em Fornos de Algodres e em Celorico da Beira (Carrapichana). Mais tarde, nos anos setenta, a tradição alargou-se a Penalva do Castelo, Oliveira do Hospital, Trancoso, Mangualde, Gouveia, etc.

A participação constitui um ritual com marcas muito próprias. Os pastores partiam das suas terras de manhã cedo, para chegarem às 5-6 horas ao local da feira. Em muitos lugares era hábito levarem os seus “cabazes” (cestas em castanho ou vime) nos burros, sujeitos ao frio gélido das manhãs de inverno, uma vez que é nestes meses que há mais queijo. Em alguns dias juntava-se a chuva e a neve até durante a realização da feira, uma vez que, por regra, eram realizadas em largos descampados.

Atualmente é nesta época que o Parque Natural Serra da Estrela procura desenvolver uma nova dinâmica com os objetivos de impulsionar o aumento do efetivo de ovelhas Serra da Estrela, a dignificação da profissão do pastor e das queijeiras e a qualidade do Queijo Serra da Estrela.

Numa região montanhosa como a Estrela, em que o isolamento de certos povoados e casais ainda é evidente, a feira foi sempre o local de intercâmbio por excelência, papel esse testemunhado por documentação que se perde na noite dos tempos.

Regista-se uma evolução significativa em alguns domínios. Os espaços físicos onde se realiza a feira, as programações associadas, a cobertura mediática… No entanto, preserva-se ainda uma cultura muita ligada à vida destas comunidades. Para além da relação comercial, as feiras são também oportunidades para se rever parentes e amigos, fortalecer ou criar laços de sociabilidade. O dia da feira é vivido com ansiedade. O cuidar da apresentação e do vestuário traduz a importância que atribuem a esse momento.

O presente condicionado pela pandemia priva-nos a todos de poder participar e conviver nesses eventos. Impede-se também a troca comercial, o momento festivo e de orgulho dos pastores e queijeiras, a oportunidade de divulgar a arte de fazer o Queijo Serra da Estrela DOP.  Por isso, é necessário mantermos vivo o espírito da FEIRA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP, agora numa dimensão digital, enquanto não nos é permitido regressar à “origem”.

Visite a nossa loja online https://loja.valedaestrela.pt/ onde poderá encontrar o Queijo Serra da Estrela DOP.

“A todos os pastores e queijeiras da Serra da Estrela pela neve, chuva e vento que suportam”.