Tradição revisitada

UMA MARCA QUE NASCE DA PROCURA INCESSANTE
PELO MELHOR QUEIJO QUE SE FAZ NA SERRA DA ESTRELA

Veja o nosso video institucional.

Seis da manhã, inverno forte, frio de rachar. Raul Abrantes Coelho, tocava a buzina da sua Bedford convidando o neto que, com apenas 4 ou 5 anos, alegremente a ele se juntava para mais um dia de busca dos melhores queijos.

Seis da manhã, inverno forte, frio de rachar. Raul Abrantes Coelho tocava a buzina da sua Bedford, convidando o neto, que com apenas 4 ou 5 anos, alegremente a ele se juntava para mais um dia de busca dos melhores queijos.

O Senhor Raul tinha um negócio de compra, tratamento e venda de queijo das melhores procedências da Serra da Estrela (DOP, chama-se hoje). Calcorrear a Serra da Estrela, visitar pastores e feiras era uma tarefa essencial. Cada queijo era visto e revisto com a atenção do mestre que judiciosamente lhes administrava uma palmada de cada lado, para determinar a qualidade e decidir a compra.

E o menino tomou-lhe o gosto. E aprendeu também a arte da cura na Queijaria, já em Contenças (Concelho de Mangualde), onde os queijos escolhidos eram alinhados sobre prateleiras de madeira, para todos os dias serem cuidadosamente lavados e virados em busca da textura almejada.

Queijos que tinham como destino as casas ‘gourmet‘ de Lisboa (Jerónimo Martins e Martins e Costa, no Chiado), e os melhores hotéis do país.

Assim nascia o gosto por uma atividade do que hoje se designa por affineur – ou afinador de queijos.

Esta é a pequena história de um menino, hoje homem, que, em homenagem à sabedoria do avô e de toda uma região, iniciou este projeto que visa preservar o que de melhor temos nesta região do interior. E assim renasce, nascendo, a Queijaria Vale da Estrela.

Vale da Estrela tem na sua génese uma vocação: a de trazer sustentabilidade a tradições ancestrais e de dar vida a todo um saber para que as gerações vindouras não percam o que de melhor e único tem Portugal.

Uma marca que nasce da
procura incessante pelo
melhor queijo que se faz na
Serra da Estrela.

Uma tradição agora revisitada
para levar ao mundo os
sabores que muitos julgavam
perdidos no tempo.

DOS PASTORES E DOS SABERES
QUE NÃO QUEREMOS PERDER

Este prodigioso queijo só se torna possível porque ainda há pastores.

Homens e mulheres que perseveram, paciente e persistentemente, em terras inóspitas e que sabem, como ninguém, como conjugar todos os elementos para conseguir o leite no ponto certo. O leite único, que será a matéria-prima do grande queijo.

E é precisamente aos pastores que queremos deixar a nossa sentida homenagem. Um grande bem-haja.

A família dos grandes Serra da Estrela é um verdadeiro festim de sabores e aromas.

A família dos grandes Serra da Estrela
é um verdadeiro festim de sabores e aromas.